segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Universidade e a sua vida

Esse post é apenas algo que passa na minha mente e acredito que de muita gente que possui a minha idade.

~~~~~~~~~~//~~~~~~~~~~//~~~~~~~~~~//~~~~~~~~~~//~~~~~~~~~~//~~~~~~~~~~//~~~~~~~~~

Uma das coisas mais aterrorizantes para mim, é pensar o que cursar na universidade. Infelizmente no Brasil o que você cursa provavelmente será aquilo que você fará pelo resto de sua vida, existem poucas chances de mudança após você estar no mercado de trabalho.

Estou no terceiro ano de ensino médio e não consigo para de pensar no que irei cursar. O ENEM se aproxima a cada dia e eu continuo com aquela dúvida incessante. Já fiz vários testes vocacionais, porém no final apenas me dão as coisas que eu já penso, ou seja, não é de grande ajuda.

Quero sair do ensino médio e já entrar na universidade, odeio perder tempo, porém não consigo decidir o que cursar. A pressão para escolher um curso fica cada vez maior e eu continuo com esse bloqueio mental.

Escolher o curso é algo muito importante, imagine escolher um curso, terminar e descobrir que aquilo foi uma péssima escolha e que você passou os últimos 4 anos(no mínimo) estudando para algo que você não gosta?

Já sabe o que você quer fazer na faculdade?


É uma tristeza essa vida de final de ensino médio, onde nós teremos que ir pra vida de verdade, onde iremos ter que lutar realmente pelo que queremos, com poucas chances de sermos ajudados. Espero conseguir decidir o que cursar logo, e que pelo menos no ano que vem já comece a trabalhar e aportar rumo a minha independência financeira.

6 comentários:

  1. Ola MI,
    Pensou em economia? Engenharia de produção?

    Bons investimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, penso muitas vezes, mas nunca fico com aquela certeza.

      Bons investimentos :)

      Excluir
  2. Passei por esta fase, sinceramente acredito que estou nela até hoje.
    Levando em conta ramo que escolhi como profissão tem revelado muito pouco rentável , mal da para sobreviver.
    Em relação a este doloroso aprendizado não tive escolha se não empreender em um ramo mais rentável jogando fora todo tipo de experiência acumulada anteriormente.
    Tal divagação se revela extremamente comum, existe diversos teste vocacionados induzindo escolhas baseado em sentimentos.
    Com alguma experiência no mercado de trabalho formal, aconselharia não seguir áreas saturadas com baixa expectativa de salário.
    Daria prioridade para áreas na qual possa se desenvolver conquistando independência financiaria ainda em meados dos 25 ou 30 anos por meio de aportes, empreendimentos bem sucedidos.
    Depois de resolvida tal questão financeira ficaria fácil escolher por outra área não tão rentável apenas por satisfação pessoal.
    Pelo pouco que pude perceber pelo seus breves textos daria para encarar algo no ramo das finanças, medicina ou engenharia.
    Seu madruga escreveu um breve texto sobre como anda nosso mercado trabalho atual.
    Advocacia saturado formados ganhando R$ 1000 reais se levarmos em conta numero exorbitantes de formados nesta áreas nos últimos anos.

    Economia se revela um curso inútil! muito doutrinação ideológica pouca prática, porem ainda da para conseguir algo no setor financeiro.

    Administração mesma coisa que economia, pouca prática muita teoria, porem se revela pior que economia " entre economia e ADM vá de economia.

    Engenharia vive de ciclos economicos caso tu pegue um ciclo bom da para ganhar bastante dinheiro, porem na época de vagas magras sua base salarial será reduzida substancialmente.


    Medicina olympo das profissões , porem gasta muito dinheiro para se formar, 10 anos de estudo com residência para se começar ganhar algum dinheiro.

    Área de tecnologia exigi estudo constante pilha de cursos e certificações.

    Como pode perceber sou entusiasta da praticidade estudar uma profissão que possa ao menos lhe dar um padrão mediano com alguma visibilidade de aumentar sua base salarial ao decorrer da carreira.
    Dificuldade todas tem!
    Fuja da área de humanas da pouco dinheiro devido saturação do mercado, procure por algo na área de exatas!.
    Estude como anda nível dos formados... exigência , qual base salarial, visibilidade, pergunte pare quem trabalha no ramo ,campo de trabalho, plano de carreira etc.
    Depois de usar tais filtros rigorosos procure fazer uma pesquisa em relação demanda por este tipo de serviço na próxima década para se chegar ao veredito final.


    Áreas mais rentáveis :
    Financeira, medicina,comercial depende do campo de atuação, industrial técnica.













    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela ajuda, o único curso que penso na área de humanas é economia. Provavelmente será esse mesmo que irei optar. Infelizmente é verdade essa parte que existe muita doutrinação, devem ensinar basicamente keynesianismo, e por mais estranho que possa ser, sou uma fã do Hayek, acho o trabalho dele incrível. Se eu cursar economia será basicamente para ter realmente o diploma, pois pelo que falam ensinam muita coisa inútil.
      Realmente muito obrigada pelos conselhos, me ajudou dando novas ideias e me lembrando de pensar também em uma área rentável.

      Tenha bons investimentos :)

      Excluir
  3. Olá! Que coisa maravilhosa encontrar uma mulher jovem buscando a IF! Não sou tão nova quanto vc, tenho 24 anos. E ultimamente venho pensando em criar um blog também, só me falta tempo. Afinal, trabalho e estudo. Mas saiba que vc é um grande incentivo! Ainda nos veremos muito na blogosfera. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Não sei sobre sua realidade jovem. Porém, o ideal nesse estágio de vida, é estudar. Investir no estudo. O melhor investimento, que se pode fazer. É, eu sei, que não precisava falar, sei que você já sabe disso. Só estou reforçando.

    Pergunta
    Será que vale apena investir tempo em um blog de finanças?

    ResponderExcluir