domingo, 7 de fevereiro de 2016

Por que o povo tem a mania de comprar na alta?

Uma grande dúvida que possuo, é como o povo consegue comprar na alta e sempre achar que estar fazendo um ótimo negócio. Por exemplo, muitas pessoas que compram dólares. Ok, concordo que o Brasil não tem a moeda mais confiável do mundo, porém não chegamos a um apocalipse. O dólar, como no passado já aconteceu várias vezes, irá baixar no futuro. O real fraco faz com que nossas exportações cresçam e nossa balança comercial chega até a ficar positiva. Com a balança positiva por um tempo o Real passará a ter um maior valor perante o dólar, pois todos estarão vendo que estamos fazendo dinheiro $$$ e o dólar voltará a baixar.

Claro, o dinheiro é seu e você pode investir onde quiser, porém colocar dinheiro em uma outra moeda enquanto a nossa não possui muito poder de compra, você não terá muito retorno, porque historicamente após uma recessão e quando o país volta para os trilhos, que por bem ou por mal acontecerá no Brasil, a moeda volta a se fortificar. Acredito que é muito mais prudente investir atualmente em renda fixa e quando a bolsa chegar ao "fundo do poço", comprar ações de companhias que possuem fundamentos sólidos.

A crise, acredito eu, é um momento em que ocorre uma pequena(ou grande) liquidação, onde no final sobrevivem os mais inteligentes. Os investidores que querem lucrar o máximo possível e comprar no timing certo, espera tudo chegar bem lá em baixo, para ai sim comprarem ações de companhias que estão com seus preços desvalorizados, graças ao desespero que existe no mercado.

No final, os mais espertos ficam com a maior parte do bolo, e isso não há nada de errado, porém é melhor você ficar no lado dos espertos do que no lado dos perdedores. 




PS.:Esse post não refere-se a sócios de empresas, que estão lá para o bom e mau momento e sim as pessoas que querem lucrar com as variações que ocorrem no mercado.

Que todos tenham bons investimentos :)




6 comentários:

  1. Em relação ao Dollar a melhor estratégia para mim é o preço médio. Assim como não se sabe se o Brasil vai voltar aos trilhos, não se sabe se vai virar uma Venezuela.
    Deixando de comprar agora você pode perder de comprar "barato" caso a economia se deteriore ainda mais. Não esqueça que o Brasil teve 8 moedas desde 1942.
    Títulos públicos são uma ótima alternativa para diversificar, e nada além disso.
    Gostaria que você me avisasse quando será o fundo do poço na Ibovespa pra que eu compre bastante e fique rico.
    O ser humano simplesmente não adivinha o futuro. Minha dica é que você não tente adivinhar qual é o investimento da vez, e diversifique seus aportes seja no que for que tenha valor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe se soei um pouco egocêntrica, eu quis expor meus pontos de vista e posso realmente ter soado um pouco estilo a mãe dináh. O que eu quis dizer é que apesar de todos os males que o Brasil sofre, acredito que nossa "oposição" não é tão inútil. Também concordo que o Brasil já passou por inúmeras moedas, porém, acredito eu pelo que li, nenhuma foi tão bem sucedida quanto o real e apesar de todo o sofrimento que ele tem passado, quando entrar um governo do PSDB em 2018 o Brasil voltará a ter credibilidade e quem sabe, volta para os trilhos.
      Referente ao fundo do poço, não acredito que estamos nem no fundo, nem no topo. O fundo do poço que me refiro foi oque aconteceu com as bolsas logo após 2008. Após uma crise, obviamente acontece muita correria, porém muitos apenas seguem a manada vendendo ativos bons, confundindo-os com ativos podres. Bom, é oque eu penso.
      E sim, irei diversificar meus aportes, mas também tentarei lucrar com variações de mercado.
      Tenha bons investimentos :)

      Excluir
  2. Caramba, vc tem 16 anos mesmo?

    Se tiver, te dou os parabéns pela sua maturidade. Já tem conhecimentos em economia, investimentos e está buscando a I.F... Estou impressionado, papo sério.

    Te desejo muita força nessa caminhada Maria.

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tenho 16 anos. :)

      Queria já poder trabalhar, mas ainda não posso, o que resta é sonhar e buscar ampliar meu conhecimento financeiro. O chato de gostar dessas coisas com 16 anos é que quase ninguém liga, então só falo sobre isso com pessoas mais velhas.

      Obrigada pelos elogios e muita força para você também.
      Tenha bons investimentos :)

      Excluir
  3. Olá Maria investidora.
    Sou conhecido no blogosfera como mestre dos dividendos, vivo fuçando em blogs de investimentos, recentemente estava lendo algumas postagens do conhecimento financeiro observei algumas questões bem detalhadas resolvi checar este perfil.
    Me surpreendi para quem tem 16 anos possui uma boa base de conhecimento, poderia lapidar boa parte deste conhecimento sobre economia lendo livros da escola austríaca não se deixando ludibriar pelas baboseiras anticientíficas dos heterodoxos.
    Agora voltando ao tema central do tópico, porque boa dos investidores compra quando tudo vai bem?
    Por causa da psique humana! existe um campo de estudo que lhe indicaria para estudo "finanças comportamentais" ser humana tende acompanhar movimento de manada.
    Grandes investidores se destacam da manada por possuir métodos próprios grande aptidão para percebe momento de comprar e de vender.
    Embora não de para saber exatamente quando, consultando alguns indicadores macros , balanços das empresas.
    Tende-se perceber quando estamos em momento de boom , percebendo este mecanismo convém usar alguns estratégias, devido a não saber quanto tempo este boom irar dura.
    Pode durar anos ou décadas portanto no boom se compra menos ações se constitui mais reserva de emergência para comprar mais ações nas grandes crises.
    Vou lhe add no meu blogg rool para acompanhar sua curva de aprendizado.


    ResponderExcluir
  4. Sobre exportações aconselho rever este conceito que muito defendido pela escola heterodoxa.
    Geralmente o que faz uma moeda se fortalecer perante outra " seria a confiança!
    governo gastando mais do que arrecada relação divida pib/crescendo = falta de confiança.
    Se desvalorizar moeda foste saída Venezuela seria potencial mundial.
    Porque balança comercial não se revela uma saída plausível para fortalecimento da divisa!
    Pelo simples fato que produtos exportando pelos Brasil, tem a ser produto de baixa demanda agregada, ou seja de baixo valor.
    Além do volume não ser suficiente para equilibrar entrada de dólares, também não se revela suficiente para restabelecer confiança na moeda nacional.
    A qual só se fortalece por meio de ajuste fiscal e mudanças estruturais.
    Para piorar um pouco nosso governo esta queimando reservas nacionais para manter dólar artificialmente controlado " usando de contabilidade criativa para esconde passivos das reservas.



    ResponderExcluir