sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

O brasileiro pobre e a internet.

Uma coisa que me questiono é como o brasileiro pobre(isso não é uma ofensa, apenas falando a realidade) em sua maioria vê a internet apenas como um meio de comunicação ? Digo, existem pessoas que usam a internet apenas para o whatsapp, ou zap, como alguns dizem. Uma pessoa que tem, sei lá, uns 40 anos eu até consigo entender um pouco, talvez a pessoa não tenha realmente um interesse sobre celulares ou computadores, porém tem um apenas para se comunicar com os seus familiares e amigos, agora uma pessoa jovem, com menos de 20 anos, e usa a internet apenas para coisas como essa, sério, sinto um pouco de vergonha.



A internet é como um mundo em si mesma, tem algo sobre quase tudo o que você imaginar, é algo muito obtuso a pessoa usar apenas para se comunicar com os outros. A internet dá a chance para essas pessoas de enriquecerem, de uma forma sem precedente, os seus conhecimentos. Elas possuem literalmente uma chance para mudarem de vida, porém não pensam no futuro. Uma pessoa pobre, antigamente aprender inglês era algo inimaginável, a não ser que tivesse um conhecido que pudesse ensinar, hoje em dia, todos podem aprender. Claro, você poderá não aprender a falar como um americano, ou um britânico, mas irá aprender a se comunicar, nem que seja comunicar com os livros.

O brasileiro, em geral, parece não ter sede de conhecimento. Eu concordo que as vezes aprender alguma coisa pode ser realmente entediante, mas conhecimento é poder. Infelizmente, em minha opinião, a busca pelo conhecimento em nossa cultura muitas vezes são desencorajadas. Apesar de acreditar que cada um faz o que quer, muitas pessoas fazem o que querem, porém baseado no que os outros querem.

Por ex.: Uma vez estava na rua com minha mãe e tinham uns rapazes juntos, pouco depois um rapaz estava andando pela rua e parou para falar com eles. Os rapazes ficaram chamando o garoto que tinha chegado para irem beber, mesmo depois dele ter falado que estava indo pra faculdade. Eles realmente insistiram mas felizmente, o garoto falou que realmente não podia e foi pra faculdade. \o/

Primeiro quero falar que eu escutei a conversa porque eles estavam falando alto hehe. Eu fiquei feliz que o garoto foi estudar, mas fiquei pensando quantos devem ir beber ao invés de irem para a faculdade realmente.

Infelizmente enquanto a cultura de não premiação das pessoas que buscam o conhecimento existir, muitos devem continuar com a vida estilo o Zeca Pagodinho(deixa a vida me levar). Para receber o reconhecimento que merecem essas pessoas que tem sede de conhecimento terão que se esforçarem um pouco. E infelizmente ficam reconhecidas, aqui no Brasil pelo menos, em poucos lugares e por poucas pessoas.

Se você usa a internet apenas para comunicar-se, pense no que você pode estar perdendo. Ela pode te oferecer uma chance para você mudar de vida, ou apenas aprender algo que você goste. De qualquer jeito ninguém deve ser obrigado a aprender, mas se a pessoa tiver algum interesse deve explorá-lo, por menor que seja o interesse, isso pode despertar outras dúvidas e curiosidades que graças a internet, podem ser respondidas, ou caso não haja uma resposta exata, pode ser debatida.

~~~~~~~~~~//~~~~~~~~~~//~~~~~~~~~~//~~~~~~~~~~//~~~~~~~~~~//~~~~~~~~~~//~~~~~~~~~

No próximo post falarei sobre empresas que pretendo investir(tornar-me sócia), quando começar a trabalhar. Claro que poderá haver mudanças, porém será uma visão geral do que tenho planejado a algum tempo.

Que todos tenham bons investimentos :)


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Universidade e a sua vida

Esse post é apenas algo que passa na minha mente e acredito que de muita gente que possui a minha idade.

~~~~~~~~~~//~~~~~~~~~~//~~~~~~~~~~//~~~~~~~~~~//~~~~~~~~~~//~~~~~~~~~~//~~~~~~~~~

Uma das coisas mais aterrorizantes para mim, é pensar o que cursar na universidade. Infelizmente no Brasil o que você cursa provavelmente será aquilo que você fará pelo resto de sua vida, existem poucas chances de mudança após você estar no mercado de trabalho.

Estou no terceiro ano de ensino médio e não consigo para de pensar no que irei cursar. O ENEM se aproxima a cada dia e eu continuo com aquela dúvida incessante. Já fiz vários testes vocacionais, porém no final apenas me dão as coisas que eu já penso, ou seja, não é de grande ajuda.

Quero sair do ensino médio e já entrar na universidade, odeio perder tempo, porém não consigo decidir o que cursar. A pressão para escolher um curso fica cada vez maior e eu continuo com esse bloqueio mental.

Escolher o curso é algo muito importante, imagine escolher um curso, terminar e descobrir que aquilo foi uma péssima escolha e que você passou os últimos 4 anos(no mínimo) estudando para algo que você não gosta?

Já sabe o que você quer fazer na faculdade?


É uma tristeza essa vida de final de ensino médio, onde nós teremos que ir pra vida de verdade, onde iremos ter que lutar realmente pelo que queremos, com poucas chances de sermos ajudados. Espero conseguir decidir o que cursar logo, e que pelo menos no ano que vem já comece a trabalhar e aportar rumo a minha independência financeira.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Por que o povo tem a mania de comprar na alta?

Uma grande dúvida que possuo, é como o povo consegue comprar na alta e sempre achar que estar fazendo um ótimo negócio. Por exemplo, muitas pessoas que compram dólares. Ok, concordo que o Brasil não tem a moeda mais confiável do mundo, porém não chegamos a um apocalipse. O dólar, como no passado já aconteceu várias vezes, irá baixar no futuro. O real fraco faz com que nossas exportações cresçam e nossa balança comercial chega até a ficar positiva. Com a balança positiva por um tempo o Real passará a ter um maior valor perante o dólar, pois todos estarão vendo que estamos fazendo dinheiro $$$ e o dólar voltará a baixar.

Claro, o dinheiro é seu e você pode investir onde quiser, porém colocar dinheiro em uma outra moeda enquanto a nossa não possui muito poder de compra, você não terá muito retorno, porque historicamente após uma recessão e quando o país volta para os trilhos, que por bem ou por mal acontecerá no Brasil, a moeda volta a se fortificar. Acredito que é muito mais prudente investir atualmente em renda fixa e quando a bolsa chegar ao "fundo do poço", comprar ações de companhias que possuem fundamentos sólidos.

A crise, acredito eu, é um momento em que ocorre uma pequena(ou grande) liquidação, onde no final sobrevivem os mais inteligentes. Os investidores que querem lucrar o máximo possível e comprar no timing certo, espera tudo chegar bem lá em baixo, para ai sim comprarem ações de companhias que estão com seus preços desvalorizados, graças ao desespero que existe no mercado.

No final, os mais espertos ficam com a maior parte do bolo, e isso não há nada de errado, porém é melhor você ficar no lado dos espertos do que no lado dos perdedores. 




PS.:Esse post não refere-se a sócios de empresas, que estão lá para o bom e mau momento e sim as pessoas que querem lucrar com as variações que ocorrem no mercado.

Que todos tenham bons investimentos :)




Inicio do blog :)



Sejam todos bem vindos ao meu blog. :) Faz um tempo que ficava lendo blogs sobre finanças e alguns sites de economia. Desde sempre tive interesse nessas áreas, não faço ideia porque, mas tenho. Nesse blog pretendo falar sobre investimentos e economia em geral e as vezes sobre algum tópico aleatório que eu ache interessante.

Sou de uma família classe média,  uma família normal brasileira. Não possuímos muitos luxos, porém também não passamos por nenhum sufoco. Tenho o sonho de ter a independência financeira, irei poupar/investir o máximo que puder quando começar a trabalhar. Acredito que esse blog, irá me servir como uma grande ferramenta para pequenos debates, sobre onde investir melhor o dinheiro.

Não sei mais oque falar para me apresentar então pararei por aqui e irei começar a escrever de algo que tenho pensado faz um tempo.

Que todos tenham bons investimentos :)